Toda empresa necessita de um logotipo, ele é muito importante, pois é a assinatura da sua marca, produto ou serviço.
Um bom logo comunica as qualidades mais importantes de uma empresa e estabelece imediatamente o reconhecimento da mesma pelo público. Em um mercado concorrido, a presença de um logotipo bem feito faz a empresa ou o produto se destacar entre seus concorrentes, transmitindo profissionalismo e confiabilidade. Por isso, o Blog da Futura dará algumas dicas para criar um bom logo.
1) Evite enfeitar muito o logotipo
O logo deve ser simples, evite enfeitar muito, pois pode perder totalmente o foco. Siga como exemplo o logo da Apple ou da Microsoft, que são simples e fáceis de serem reconhecidos.
2) Crie um logo versátil
Quando estiver criando um logo imagine que ele será utilizado em diversas mídias, ou seja, o cliente pode utilizar tanto no cartão de visita como num adesivo ou camiseta. Por isso o logo deve ser versátil.
3) Logo Chiclete
Crie um logo que grude na cabeça dos clientes, que seja fácil de memorizar. A Nike é um bom exemplo, você não precisa ler a palavra Nike para saber qual é a empresa. Para isso, escolha bem as cores, pois elas transmitem sensações. O vermelho por exemplo, é indicado para marcas e produtos que indicam calor, energia e vitalidade, tais como: ginástica, remédios estimulantes, chocolate, queijos, restaurantes e fast food. Fique atento também nas formas que você vai utilizar para criar o logo, formas complexas confundem as pessoas, além de ser mais complicado para desenhar.
4) Significado do logo
O logo deve conter características da empresa e responder perguntas como:
* Por que você precisa de um logo
* Quem é o alvo?
* Qual é o propósito
5) Evite mudanças no logotipo
Depois de criado, o logo deve se manter com o passar do tempo. Mudanças muito drásticas tiram toda a identidade da marca. Você pode realizar adaptações sem perder a essência do logo.
6) Seja original
Não crie um logotipo se baseando na empresa concorrente. Por mais que o serviço seja o mesmo, você precisa ser original, autêntico. Um logo original é importante para uma competição comercial.
Lembrando que cada designer tem seu estilo de criação e as vezes o cliente exige algumas características que não podemos fugir. Se no dia da criação lhe faltar criatividade, consulte a matéria Não deixe a criatividade morrer, não deixe ela acabar.
Até a próxima, amigos! |